domingo, 2 de maio de 2010

Um bebê = 25 toneladas de lixo.

Do nascimento à morte, essa é a quantidade de detritos que cada brasileiro vai produzir.

 Voce já reparou na quantidade de sujeira que se acumula na lata de lixo da sua casa nos fins de semana? Pois é. de lata cheia em lata cheia, cada brasileiro que viva até os 70 anos de idade vai produzir 25 toneladas de detritos. Como a família média no país é formada por quatro pessoas, cada lar produzirá 100 toneladas de lixo. São números pavorosos, mas pouca gente dá atenção a isso até que o lixo - feito um vulcão aparentemente extinto - dê sinais de vida. Foi o que aconteceu em São Paulo, durante as enchentes dos últimos dias*. O lixo foi apontado como o maior responsável pela tragédia. A quantidade de chuva que caiu sobre a cidade foi semelhante à da última grande enchente, ocorrida em 1988. Ou seja, não havia mais aguá do que há omze anos anos.* Havia, sim, mais lixo, cuja produção dobrou nesse período. Como ele estava em toda parte, entupiu bueiros, diminui a vazão de agua e ajudou a piorar o caos.
 O lixo é um indicador curioso de desenvolvimento de uma nação. Quanto mais pujante for a sua economia, mais sujeira o Brasil vai produzir. É sinal de que o país está cresecndo, de que as pessoas estão consumindo mais. A questão é que as grandes cidades brasileiras não têm estrutura para encarar esse crescimento e se encontram perto de um limite. O problema vem sendo enfrentado de forma inadequada e improvisada. A saída ideal  está na reciclagem e na montagem de usinas geradoras de energia. Nos Estados Unidos, a indústria de reciclagem do lixo fatura 120 bilhões de dólares por ano.
(VEJA,17/3/99)

*O período do qual decorrem a noticia e os dados refere-se à data da reportagem descrita acima: 17/3/99.

15 comentários:

  1. muito bom o texto,
    produzimos muito lixo, temos que começar a reaproveitar o lixo, ou acabaremos no lixo.
    www.sintoonize.com

    ResponderExcluir
  2. parabens pelo blog! bem legal o conteúdo..
    tou te seguindo, então me segue também se nao paro de te seguir =p

    por pierre do www.marionaweb.net

    ResponderExcluir
  3. Muiiiiiiiito bom.
    é raro ver pessoas destacando esses assuntos em blogs
    e vc mandou bem...um ótimo alerta.
    Seguindo-te aqui *;
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. É realmente uma vergonha a grande quantidade de lixo que produzimos, o povo tem que se mancar e ser mais inteligente quanto à produção de resíduos.

    ResponderExcluir
  5. O segredo é não nascer.. kkkkkkkkkkk.

    Brincadeira. Consciência ecológica, ajuda bastante. Eu particularmente falo minha parte para reduzir os danos. Sou vegetariano e tudo mais.

    Parabéns pelo post.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  6. retribuindo a visita...

    PARABÉNS pelo seu blog, gostei muito !

    ResponderExcluir
  7. Parabéns por pensar e blogar um tema importantíssimo para os dias de hoje, e, sobretudo, para o futuro do planeta.

    ResponderExcluir
  8. É muito lixo. O Governo precisa criar um projeto para tratar todo esse lixo. Tem muito lixo jogado em qualquer lugar por aí.

    ResponderExcluir
  9. realmente. muito lixo, pouco espaço, sobra para a natureza. parabéns pelo blog, você linda.

    ResponderExcluir
  10. concordo plenamente com tudo que escreveu. agora culpar o volume de chuvas pelos alagamentos nas grandes cidade é desviar o foco. São Pedro deve ficar louco... rs... Mas de qualquer forma falta educação ao brasileiro. é impressionante como as pessoas jogam lixo no chão, principalmente quando estão ao volante. acredito que passou da hora dos governos fazerem campanhas educativas como as da aids, drogas e tantas outras de cunho social.
    parabéns pelo post.

    http://blog-do-faibis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Nossa são números assustadores, não existe um lugar preparado para receber tudo isso e cada vez mais o Brasil vai afundando em meio a tudo isso.

    ResponderExcluir
  12. Primeiro: Olá Mariana, tudo bem?
    Gostei do seu blog, a dinâmica é interessante e os assuntos abordados tem seu diferencial (Coisa que não se vê em muito blog por aí)

    :)

    Sobre o Post, É muito engraçado pois trata-se de uma matéria da "Veja" em 1999.... E olha como progredimos (SIM, eu fui irônico!). As pessoas (Autoridades "responsáveis") são muito alienadas em ideias materialistas e sem valor, pouco preocupando-se com esses assuntos (e assim vai indo, né?).

    Enfim falei demais, sou assim quando me envolvo em um assunto polêmico, Rs. Repetindo que adorei o blog e por isso estou seguindo :D

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  13. Oi, muito legal seu blog.
    estou te seguindo. segue-me?

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir