segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Earthlings - Terraqueos


Este texto faz parte dos 15 ultimos minutos do documentario Earthlings. Um documentario sobre especismo, que é o oportunismo de uma especie sobre outra, em favor dos interesses de sua propria especie. O documentario expoe de maneira nua e crua a realidade nos abatedouros, para a produçao de carne, couro, leite, etc. É uma violencia sem tamanho, impossivel nao se comover com o sofrimento desses animais. Eu peço a voces, que dediquem 1h35min do seu dia, para assistir a este documentario e talvez, mudar o seu modo de ver e viver. Sensibilize-se com a verdade. É dolorosa. Reconheça-mos entao, nao so a partir deste video, mas do dia a dia, que tomos somos 'terraqueos' e dependemos do mesmo ar, dvidimos o mesmo espaço, e aproveitar-se da força e do raciocinio humano para explorar e expor sofrimento aos outros seres, nao é ser inteligente. Cuidar da natureza, é cuidar de nos (humanos) mesmo.

"Ignorancia é a primeira linha de defesa do especista. E ainda  assim pode ser facilmente rompida a qualquer momento com tempo e determinação para saber a verdade. A ignorância prevaleceu por tanto tempo, so porque as pessoas alienadas já não querem descobrir a verdade. “Não me diga como estragar o meu jantar”  é a resposta padrão à qualquer tentativa de contar a alguém como aquele jantar foi produzido.Mesmo as pessoas que sabem que a fazenda familiar foi substituída pelos grandes centros de agronegocios , que as suas roupas vem de vacas mortas, que o seu entretenimento significa dor e morte a milhões de animais, e que alguns experimentos questionáveis ocorrem em laboratórios , ainda declaram acreditar que as condições desses animais não podem ser tão ruim. Senão o governo ou as sociedades protetoras dos animais já teriam feito algo a respeito. Mas, não é a incapcidade de descobrir o que esta acontecendo, tanto quanto o desejo de não saber fatos que podem pesar na consiencia que é reponsavel pela falta de atenção. Afinal, a vitima sobre o quer que esteja acontecendo nesses lugares horrorosos não são membros do nosso próprio grupo. Tudo se reduz a dor e sofrimento. Não a inteligência. Não a força. Não a classes sociais ou direito civil. Dor e sofrimento são em si coisas ruins e devem ser evitados ou minimizados, não importanto a raça, sexo ou espécie de quem sofre. Somos todos animais deste planeta. Somos todos criaturas. E animais não-humanos experenciam as mesmas sensações que nos. Eles também são fortes, inteligentes, trabalhadores, ágeis e evoluem. Eles também são capazes de crescimento e adaptação. Como nós, acima de tudo, eles são terráqueos. E como nos eles estão sobrevivendo. Como nos eles também procuram o conforto próprio, e não o desconforto. E como nos eles expressam graus de emoção. E é claro, como nos, eles estão vivos. A maior parte deles sendo também  vertebrados. Exatamente como nós. Quando nos analisamos o quanto os animais são esenciais a existência humana, nossa dependência completa deles, para companhia, alimentaçao, vestuário, esportes e entretenimento, assim como pesquisa medica e cinetifica, ironicamente, nos so vemos o total desrespeito da humanidade por esses provedores não-humanos. Sem duvida, isso deve ser o que parece, morder a mao de quem nos alimenta. Na verdade, nos paramos e cuspimos nela. E agora nos deparamos com as conseqüências inevitáveis. Isso é evidente em relatórios de saúde devido ao nosso consumo excessivo de animais. Câncer. Doenças cardíacas. Osteoporose. Infartos. Cálculos renais. Anemia. Diabetes e outros. Ate a nossa comida foi afetada, na própria fonte, com antibióticos ultilizados para promover a engorda dos animais. Quem consegue não engordar num local estressante e superpopulado como uma granja industrial? Com o abuso de pesticidas e inseticidas? Ou com hormônios artificiais?
Desenvolvidos para aumentar a produção de leite, tanto em quantidade quanto em freqüência. Com cores artificiais, herbicidas, larvicidas, fertilizantes sintéticos, tranqüilizantes, estimulantes de apetite e crescimento. Não é de se surpreender que a doença da vaca louca, a febre aftosa, a pfsiteria e muitas outras anomalias relacionadas a animais tenham sido soltas no publico humano.

POLUIÇAO
A natureza não e repsonsavel por esses atos.
DEFLORESTAMENTO
Nos somos.
São as mudanças inevitáveis!? Ou nos fazemos essas mudanças ou a natureza nos forçara a faze-las. 

Chegou a hora de todos reconsiderarmos os nossos hábitos alimentares, nossas tradições, nossos estilos e modas,e , acima de tudo, nosso modo de pensar. Se há alguma verdade no antigo dito popular “tudo o que vai, volta.”, então o que eles ganham pela sua dor? Nos ao menos refletimos um pouco? Se tudo o que vai, volta, o que eles ganham pela sua dor? Eles são terráqueos. Eles tem tanto direito de estar aqui quanto os humanos. Talvez a resposta esteja em outro dito popular, que é igualmente verdadeiro: “nos colhemos o que plantamos.” Então é claro que animais sentem e é claro que experimentam a dor. Afinal, a natureza abençoou esses animais com uma fonte de sentimentos para que eles não sentissem nada? Ou os animais tem nervos para serem insensíveis? A razão pede uma resposta melhor. Mas uma coisa é certa, animais usados para a alimentação, usados para vestuário, usados para entretenimento, e em experimentos científicos, e toda a opressão que eles sofrem sob o sol, todos eles morrem de dor. Cada um deles. Já não é o suficiente que animais de todo o mundo vivam em isolamento permanente do progresso e expansão humana? E para muitas espécies simplesmente não há mais para onde ir. Parece que o destino de muitos animais é: ou eles não são desejados pelo homem ou são desejados demais. Nos chegamos como senhores da terra, com estranhos poderes de terror e misericórdia. O ser humano devia amar os animais como o experiente ama o inocente, e como o forte ama o vulnerável. E quando nos somos tocados pelo sofrimento dos animais, aquele sentimento fala bem de nos. Mesmo se o ignoramos. E aqueles que dispensam o amor pelas outras criaturas, como puro sentimentalismo, ignoram uma parte importante e boa da nossa humanidade. Mas nenhum humano vai perder nada ao ser gentil com um animal. E na verdade, faz parte de nos dar-lhes uma vida feliz e longa. No mato, o rei Lear pergunta a Gloster “como você vê o mundo?” e Gloster. Que é cego, reposnde: “vejo-o comovidamente.” Três forças primarias existem nesse planeta: a natureza, os animais e a humanidade. Nos somos os terráqueos." Faça a conexão.

18 comentários:

  1. Belissimo texto, isso me lembra oq uma professora falava pra mim, nós no ecossistema, temos a mesma importancia que uma formiga. Não é justo oq fazemos todos os dias com o meio ambiente só pra satisfazer nossos desejos.

    ResponderExcluir
  2. olá. acessei seu blog, fiquei feliz de ver que se tornou uma seguidora do meu blog. acesse sempre que quiser, comente sempre que puder e divulgue-o para quem quiser.
    paz e bem sempre

    ResponderExcluir
  3. Bem, ja q não estou vendo meu comentário, vou opinar novamente...Seu texto me lembrou oq minha professora sempre nos disia sobre o meio ambiente e q nós temos a mesma relevancia de uma formiga. Devemos ter respeito a natureza e tirar dela apenas o nece ssário pra nossa sobrevivencia

    ResponderExcluir
  4. mt interessante.. vou procurar sobre

    Adubados®
    ...pois nem todo adubo é merda!
    http://adubados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Earthlings...vc viu?
    Nossa, eu não, mas soube das crueldades que tem nesse filme...me deixa puto da vida com o chamado "ser humano" e seu consumismo fdp!!
    post muito bom, todos deviam ler e ter um pouco mais de consciência pelos seus atos seus ato.

    bjs

    P.S.: obg pelo elogio do poema...aquela lesa da foto merece, rsrrss

    ResponderExcluir
  6. Pois é, so vendo discovery channel ja fico puto...
    mas quem sabe um dia tomo coragem, tnho medo de me revoltar, entrar pro greepeace e sair derubando navios por ai! rssrs

    A menina da foto é a Nayara, a nay!migona!!!!
    to seguindo Mari, rssrs

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa ótimo blog!
    Adorei e serei seu leitor
    ótimo texto com uma ditatica fantástica
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Se garantiu muito pow
    parabéns
    tem um conteúdo ótimo o texto
    estou cada dia que passa mais fã de você

    ResponderExcluir
  9. Caramba, excelente texto e ótima mensagem para passar para os leitores !
    Parabéns mesmo ! :)

    ResponderExcluir
  10. É... o ser humano esquece que também é um animal!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o texto, traz uma reflexão muito boa, você escreve muito bem!!
    Já o que o homem faz, sem comentarios... vamos sofrer as consequencias ainda!


    To te seguindo, me segue tbm ^^
    http://momentomarcantediario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. nossa... essas coisas são "pesadas" nee.
    tipo, fazemos coisas por nossos desejos... ou costumes
    muitas vezes sem pensar...

    Olha, parabens pela postagem.. escreve mto bem ^^

    e PS.: ao comentario de cima rs 'já estamos sofrendo as consequencias (Y)


    comenta no meu (?) .-.
    www.kernstorge.blogspot.com

    Obg ;*

    ResponderExcluir
  13. TENSO

    já sou molenga,
    se eu assitir meldels D:

    PS.: ja estamos sofrendo as consequencias =/
    O ser humano é o pior animal.. pois sabe bem oq está a fazer...


    comenta no meu (?) .-.
    www.kernstorge.blogspot.com

    Obg ;*

    ResponderExcluir
  14. Oi vim retribui a visita...tambem gostei muito do seu blog...
    =D

    estou te seguindo sim!


    vlw

    by...www.perdeulek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. nossa, com certeza assistirei a esse documentário, depois de ler seu texto, fiquei interessada.
    obg pela visita lá, volte sempre!

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu blog, parabéns :D
    bella-fowl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    O seu blog é destaque no Programa Blog da Vez.

    Quando: Terça, 23/02
    Horário: 8:00, 14:00 e 22:00
    Onde: www.elofm.com.br

    Abraços!

    Alexandre Lana Lins
    Apresentador e Produtor
    Elo FM

    ResponderExcluir
  18. Bom o texto, sou escritora siga meu blog http://blogdaizabellevalladares.blogspot.com/, nele vc vai encontrar um outro blog que ajuda novos talentos. Beijaraços!

    ResponderExcluir